VI Open Torre Praia - Vencedor Surpresa!!

  • Imprimir
Decorreu no passado fim de semana o VI Open Torre Praia em Squash, na ilha dourada e contou com a presença de 22 atletas que se deslocaram ao Porto Santo juntamente com as suas famílias. Um fim de semana de confraternização e de competição que teve tanto de salutar como de surpresa no vencedor final. De realçar a participação de dois atletas residentes no Porto Santo! O evento começou no Sábado de manhã com um briefing após o pequeno almoço onde foi colocada a hipótese do torneio ser realizado sem cabeças de série e com sorteios em todas as rondas, situação aceite pela maioria dos participantes. O resultado foi que os jogadores ganhavam e nunca sabiam com quem jogariam na próxima ronda, situação que fez com que os jogadores se mantivessem nos courts a ver os possíveis adversários. De realçar também, que no briefing a direcção do MSC anunciou que a partir de agora, maus comportamentos ou faltas de respeito com o Juiz Arbitro e director do Torneio serão punidas!

No Sábado jogaram-se 24 partidas, que permitiram apurar os quatro jogadores que Domingo de  manhã, a partir das 11 horas, iriam jogar o acesso à final. Assim, João Paulo Ferreira iria  defrontar Duarte Gregório, enquanto Juan Gomes media forças meia hora depois frente a Horácio Faria. Na fase anterior da competição, Ferreira afastou Roberto Abreu por 2/1, enquanto Gregório despachou Jorge Gonçalves pelo mesmo resultado. Já Juan Gomes eliminou Pedro Gomes por 2/1, com Óscar Pereira a perder pela mesma diferença frente a Horácio Faria.

No Domingo Duarte Gregório venceu na meia-final a João Paulo Ferreira por 2/0, enquanto Horácio Faria garantia a presença em mais uma final ao bater Juan Gomes também por 2/0. Logo a seguir, realizou-se a final da placa entre Paulo Marques, começa a ser habitual a sua presença das finais de placas, e Milton Teixeira, uma estreia absoluta em finais, que acabou por ser ganha de forma natural por Paulo Marques, 2-0 no final.

Passada a final de placa realizou-se a final do torneio entre Duarte Gregório e Horácio Faria, onde este ultimo partia como super-favorito. O primeiro set constituiu já uma surpresa, quando Duarte Gregório ganhou com algum desequilíbrio na pontuação do set , enquanto no segundo set Horácio Faria ganhou e empatou. No terceiro set, houve emoção e equilíbrio até ao final e quando se registava 14-14 eis que Duarte Gregório pede só um ponto arrancando uma salva de palmas da assistência, ganhou o ponto e, consequentemente, o VI Open Torre Praia em Squash. De lembrar que Duarte Gregório nunca tinha ganho um torneio, sendo assim a sua primeira vez.

No final do torneio houve lugar à cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença de Paulo Carvão, o director dos hotéis do Grupo Sousa no Porto Santo - Torre Praia, Luamar e Praia Dourada - e naturalmente dos responsáveis do Madeira Squash Clube, que aproveitaram o momento para agradecer o apoio da unidade hoteleira, ao que Paulo Carvão ripostou manifestando interesse em que o evento continue a se realizar nos próximos anos no Torre Praia.