Tecnifibre 2013 com 35 inscritos!

  • Imprimir

Aconteceu, na sala de conferências do Clube Naval do Funchal (CNF) à Quinta Calaça no Funchal, a apresentação da primeira prova oficial da época de Squash na Região – “Tecnifibre Squash 2013”, que terá lugar como previsto no fim de semana de 02 e 03 de Janeiro, precisamente nos magníficos courts do CNF.
Presentes na conferência de imprensa que antecedeu o sorteio do evento, estiveram Milton Teixeira, vice-presidente da Associação Ténis da Madeira (ATMAD), com o pelouro do Squash, António Cunha do CNF e ainda Ricardo Sardinha juntamente com Marco Spínola, este ano responsáveis pelo conjunto de provas que constituem o “Circuito Regional” da modalidade.
Na oportunidade Milton Teixeira que tão bem conhece a realidade do Squash sendo um dos seus principais entusiastas e impulsionadores nos últimos anos, fez questão de realçar o carácter empreendedor de todos quantos ao longo do tempo têm permitido o crescimento e a promoção da modalidade na Região, falando da necessidade e preocupação que esta, à semelhança de outras, têm revelado na “(…) adaptação à conjuntura adversa que vivemos e que em muito se ressente o desporto sobretudo quando falamos de uma modalidade que pese embora com vínculo histórico com a Madeira, não beneficia da visibilidade de outras”.

Quadros e Regulamento

Para o efeito saudou as duas colectividades representativas do Squash na Região – Madeira Squash Clube (MSC) e Associação Desportiva Galomar (ADG) pela capacidade de se reorganizarem conjuntamente, criando sinergias que possibilitam a “(…) diminuição custos aos praticantes da modalidade, quer pela redução dos valores das inscrições nos torneios do Circuito Regional, quer pela concentração num menor número de dias das provas desta época desportiva”. Salientou ainda a importância de parcerias como a existente com o CNF que vêm possibilitando a promoção e dinamização da modalidade num espaço nobre da capital madeirense, reportando-se a outra competição paralela levada a cabo naquelas instalações, que este ano na sua segunda edição, permitiu já despertar interesse e a captação de novos atletas, inclusivamente associados do CNF para o circuito principal da modalidade.

Ricardo Sardinha abordou por sua vez o modelo competitivo adotado para o “Circuito Regional”, o qual nesta sua primeira prova e dado o número de inscrições conseguidas – 35, possibilitarão aos atletas evoluir no Quadro Principal; Placa A; B e C, esta última um quadro de “consolação” habitualmente disputado por atletas menos experientes, permitindo-lhes desta forma disputarem mais jogos em competição e adquirirem novas competências. Esclarecedor na sua apresentação, Ricardo Sardinha deu a conhecer que “(…) as partidas serão disputadas entre as 09h00 e as 19h00 de Sábado bem como entre as 09h00 e as 14h00 de Domingo, sendo que neste último dia estão previstas ocorrerem apenas os quartos de final; meias finais e final do Quadro Principal bem como as meias finais e finais das Placas”. As partidas serão disputadas à melhor de 5 sets no Quadro Principal e de 3 sets nas Placas e qualificação. Destacou ainda a “(…) importância da representatividade do Squash na ATMAD, destacando a evolução do nível técnico dos atletas que fazem antever uma época muito competitiva e repleta de emoção na discussão do título regional deste ano”.
Já Marco Spínola destacou o aumento do número de praticantes da modalidade na região, actualmente estimados em aproximadamente uma centena, realçando e agradecendo a “(…) amabilidade do CNF em mais uma vez receber este torneio que marca o arranque da temporada”. A oportunidade serviu também para agradecer ao principal patrocinador do evento, a marca “Tecnifibre” que ao longo dos últimos anos tem marcado presença ativa no Squash da nossa região, dentro e fora de “courts”. Mereceu ainda enquadramento a competição hoje apresentada, no conjunto de “(…) projectos ambiciosos previstos desenvolver no presente ano, que alia as já anunciadas “Escolas de Squash” destinadas aos jovens dos 6-18 anos, com outras como o “Circuito Feminino”; os “Campeonatos regionais absolutos” e os torneios de duplas e veteranos. Este é mesmo um ano marcante para o Squash, não só no panorama regional mas também pelo facto de novamente vermos a modalidade candidata à presença nos Jogos Olímpicos de 2020, causa naturalmente apoiada pelas colectividades que a representam na Madeira”. Marco Spínola recordou ainda o valor de um dos principais eventos da modalidade no panorama nacional, que este ano entrará na sua 14.ª edição – o “Torneio Internacional da Madeira”, que vem consecutivamente merecendo rasgados elogios dos atletas internacionais que ano após ano marcam presença nessa prova. Por último destacou como novidade organizativa do “Circuito Regional”, o facto de este ano, todos os simpatizantes da modalidade e da competição regional, poderem acompanhá-la “online” através da rede social Facebook na página do “Circuito Regional de Squash – Ilha da Madeira”, onde serão actualizados periodicamente e no decurso das provas, os resultados e informações mais pertinentes relacionadas com as mesmas, sendo este “(…) mais um sinal de “criatividade” e da sempre necessária “reinvenção” constante a que estão já habituados todos aqueles que fazem parte do dirigismo desportivo regional”.
Nem a propósito, António Cunha do CNF, desde há muitos anos ligado ao desporto das mais variadas formas, conhece melhor que ninguém as dificuldades com que habitualmente se deparam aqueles que encabeçam este tipo de projectos, enaltecendo-os e agradecendo a oportunidade de ver incluído o CNF na principal competição regional de Squash, que “(…) permite assim a dinamização e promoção da modalidade nos seus espaços e junto dos seus associados, traduzindo assim uma melhor e mais dinâmica rentabilização dos courts existentes (…)” na sua sede. No final da sua intervenção salientou positivamente o número de participantes no evento e endereçou votos de que o mesmo decorra dentro do habitual fair-play que norteia este desporto e de que todos disfrutem da competição.
O sorteio desta primeira prova fechou a agenda de trabalhos, prevendo-se a disponibilização dos quadros competitivos ainda esta quinta-feira.
A todos a organização do “Circuito Regional 2013” deseja um bom torneio a todos os níveis, pleno de salutar competição e convívio entre todos os participantes, convidando-se todos aqueles que apreciam a modalidade a presenciar os jogos que decorrerão ao longo de todo o fim de semana.
Até lá bons treinos e…vemo-nos em court!
A Direção do Circuito Regional 2013

Quadros e Regulamento