• COVER ME SQUASH 2017
  • Francisco Spinola em estagio com selecção nacional

Decorrem as inscrições para o primeiro torneio da época Squashística, desta feita com o importante apoio da marca "COVER ME®”, cujos vários espaços na região são conhecidos pela qualidade dos produtos que comercializa, os quais conferem maior proteção e grande "estilo" a todos os telemóveis e tablets.

As inscrições (sign-up) para o "COVER ME® SQUASH 2017" decorrem até às 23h59 do próximo dia 31 de Janeiro de 2017 através do link https://fns.sportyhq.com/xy9kp , podendo para o efeito participar qualquer atleta filiado na FNS.

A prova decorrerá no court do Hotel Madeira Regency Club entre o final da tarde do dia 2 (quinta-feira) a dia 4 (Sábado todo o dia) de Fevereiro.

Salientamos que o pagamento das inscrições será feito no local da prova e é condição obrigatória para a participação do atleta no torneio, pelo que recomendamos que sejam portadores do valor certo, necessário ao respetivo pagamento.

Endereçamos o convite a todos os simpatizantes da modalidade para que compareçam no Hotel Madeira Regency Club, abrilhantando assim com a V/ presença o arranque da época neste "COVER ME® SQUASH 2017"!

A todos os atletas desejamos um Excelente torneio com muito fair-play!

Read More

Decorre este fim de semana (17 e 18 de Outubro/2015), o Estágio de Observação Sub-17, em Abrantes/Tomar. Orientados pelos nosso Treinadores do Gabinete Técnico Junior Nacional (Paulo Mamede e Susana do Valle), participam neste estágio:

Bruno Gomes (Lisboa Racket Centre)

Francisco Spínola (Madeira Squash Clube)

Guilherme Prata (Squash Colégio de Lamas)

Iara Gonçalves (Anadia Squash Clube)

João Romano ( Escola de Squash do Porto)

Leonardo Durães(SquashRoom)

Mariana Martins (Areias de São João)

Simão Neves (Anadia Squash Clube)

Tiago Leite (Proracket)

Num primeiro dia bastante exigente e trabalhoso, os nossos jovens jogadores corresponderam na integra ao plano de treinos proposto.

Um especial agradecimento ao Barbus - Clube de Squash do Vale do Tejo, pelo empenho na organização deste Estágio.

Esta concentração conta com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e do Hotel Segredos de Vale Manso.

Read More

Glossário

Advertência - Chamada do marcador/árbitro para indicar a um jogador que está advertido por conduta irregular. As seguintes advertências dão lugar a ponto, set e partida, respectivamente.

Ás - Jogada relativa ao serviço, em que quem recebe não consegue fazer contacto entre a raqueta e a bola.

Apelo - Pedido efectuado por um jogador ao Árbitro, referindo-se a uma situação dentro do court ou fora. O "Apelo" é utilizado em dois contextos:  
Quando o jogador apela ao Árbitro para reconsiderar a decisão do Marcador.
Quando o jogador apela ao árbitro para lhe ser atribuído um Let.
A correcta forma de utilizar o apelo é com o termo "Let please".

Boast - Todas as bolas que batem em pelo menos duas paredes antes de tocar no chão. Pancada utilizada para defender (de recurso) e para atacar (factor surpresa). 

Bola de Jogo/Partida (Game Ball) - Situação do marcador em que um jogador só necessita de um ponto para ganhar o Set/Pertida.

Caixa de Serviço - Área rectangular do court em cada uma das metades do campo, de onde os jogadores efectuam o serviço.

Cross court - Pancada efectuada geralmente na parte da frente do court em que a trajectória da bola descreve um "V" e é direccionada para a para o lado oposto de onde foi batida.

Cutline - Linha da parede frontal, situada 1.83 metros do chão.

Dar a Volta (Turn around) - Executar uma rotação de 180º deixando de bater uma esquerda ou direita para bater respectivamente a pancada oposta. Esta rotação é muitas vezes utilizada para tentar ganhar um "stroke" ou um "let". Segundo as regras da PSA, quando um jogador vai "dar a volta" deve avisar o adversário.

Duplo Boast - Quando um bola bate nas duas paredes laterais antes de bater na parede da frente.

Down (Baixa) - Expressão utilizada para indicar que determinada bola é inválida por ter sido abaixo das linhas de jogo, tin, ou por ter batido duas vezes no chão antes de ser respondida pelo jogador.

Drive - Uma pancada em si; Pancada batida directamente á parede frontal, paralela ou cruzada.

Drop - Pancada que coloca a bola muito curta junto da parede frontal, geralmente nos cantos; literalmente são todas as bolas que pouco ou nada ressaltam depois de bater na parede frontal.

Falta de Pé - Serviço inválido em que pelo menos um pé do servidor não está completamente dento da caixa de serviço na altura em que é feiro o contacto com a bola.

Grip - Punho ou cabo da raquete; forma de agarrar a raquete; fita de material diverso que se coloca em redor do punho da raquete para melhor aderência á mão e absorção do suor.

Linha - Linha que divide a parte de trás do court da parte da frente, sendo o "T" o ponto de convergência.

Linha exterior - A linha contínua que atravessa as paredes laterais, frontal e traseira, que delimita a área útil de jogo (acima da linha é fora). Nos courts construídos apenas com a áreas de jogo, frequente nos courts desmontáveis, se a bola bater nesse limite é sempre considerado fora.

Half Voley - Pancada efectuada logo após o ressalto da parede, a uma curta distância do chão.

Let - Situação em que um rally é repetido devido a qualquer tipo de obstrução ou interferência, dentro ou fora do court. 
LINHA DE SERVIÇO
Uma linha de 50 milímetros de largura, disposta paralelamente a 5,44m da parede frontal e que se estende por toda a largura do court, de uma parede lateral é outra. Tal como as outras linhas do chão, esta só é importante para o serviço.

Lob - Pancada directa á parede frontal, cujo ressalto resulta numa bola alta e lenta com o objectivo de ressaltar (pouco) em um dos cantos traseiros. Bola defensiva geralmente utilizada no seguimento de um ou mais drops. quando ambos os jogadores estão na metade frontal do court.

Nick - a) Chama-se "um nick" á bola que atinge a junção do chão com a parede, tornando-a quase impossível de responder. b) Também se chama nick á parte física do court representada pela junção do chão com a parede.

No Let - Decisão do árbitro/marcador em não ceder Let face ao pedido precedente de um dos jogadores

Out - Chamada do marcador/árbitro que indica que a bola não foi válida, por ter saído dos limites das linhas ou do court.

Ponto - A unidade do sistema de contagem. É adicionado um ponto ao total de um jogo (até 9 ou 15), sempre um jogador ganha um rally.

Putaway - Um ponto ganhador. Bola sem resposta possível

Quarto de Court - Metade da parte de trás do court que também está dividida em dois pela linha de meio campo. Tal como as outras linhas do chão, esta só é importante para o serviço.

Rally (Jogada) - Conjunto de jogadas que compõem a disputa de um ponto (0 a 15) ou serviço/ponto (0 a 9). Um rally começa obrigatoriamente com o serviço e acaba quando um jogador executa um winner ou o adversário remete a bola para fora.

Serviço - Método segundo o qual a bola é lançada para dar início a um novo ponto. O jogador a servir é aquele que ganhou o último ponto.

Score - Termo utilizado como referência à pontuação decorrente de cada jogo. Antes do serviço o marcador indica qual o Score do jogo. A qualquer altura (sem ser durante um rally) o jogador pode solicitar ao árbitro que repita ou o informe qual o Score.

Set - Quando o score chega a 8 ou 14 (consoante o tipo de pontuação) para ambos os jogadores, o jogador que perdeu o último ponto tem que escolher se o set vai-se disputar até os 9/10 ou 14/17 pontos. O árbitro pergunta ao jogador e depois anuncia publicamente a sua escolha.

Spin - Efeito de rotação da bola

"Stop" - Chamada do marcador/árbitro para interromper a jogada, a pedido de um jogador ou por sua iniciativa, tomando a decisão de atribuir um ponto ou repetir a jogada.

Stroke - Ponto obtido directamente por um jogador, no decurso do rally ou por decisão do árbitro, resultando num ponto adicionado ao score ou na troca de serviço.

Swing - Movimento efectuado pelo jogador no processo de bater a bola. É composto pela armação da raquete, batida e acompanhamento.

"T" - A formação em forma de "T" entre a linha de meio court a linha de serviço. Estrategicamente, o controle desta área permite sempre uma posição de vantagem durante um rally.

Tempo - Chamada do marcador para indicar aos jogadores que terminou o tempo de interrupção do aquecimento, de um ponto ou do set.

Tin - Parte da parede frontal situada entre risca inferior e o chão. É geralmente feita de metal ou madeira de forma a que emita um som característico sempre que a bola seja baixa. Os novos tins oficiais já têm um sistema electrónico que emite um sinal sempre que a bola é baixa.

Transporte - Pancada efectuada decorrente de um movimento contínuo da raquete com a bola após esta ter sido batida. Um ligeiro transporte é aceitável mas não excessivamente, sendo marcado falta e ponto directo.

Volei - Pancada de resposta a uma bola antes de ela bater no chão.

Winner - Ponto ganhador. Pancada batida de tal forma que o adversário não consegue chegar á bola ou responder em condições de para manter a bola em jogo.