• COVER ME SQUASH 2017
  • Francisco Spinola em estagio com selecção nacional

Decorrem as inscrições para o primeiro torneio da época Squashística, desta feita com o importante apoio da marca "COVER ME®”, cujos vários espaços na região são conhecidos pela qualidade dos produtos que comercializa, os quais conferem maior proteção e grande "estilo" a todos os telemóveis e tablets.

As inscrições (sign-up) para o "COVER ME® SQUASH 2017" decorrem até às 23h59 do próximo dia 31 de Janeiro de 2017 através do link https://fns.sportyhq.com/xy9kp , podendo para o efeito participar qualquer atleta filiado na FNS.

A prova decorrerá no court do Hotel Madeira Regency Club entre o final da tarde do dia 2 (quinta-feira) a dia 4 (Sábado todo o dia) de Fevereiro.

Salientamos que o pagamento das inscrições será feito no local da prova e é condição obrigatória para a participação do atleta no torneio, pelo que recomendamos que sejam portadores do valor certo, necessário ao respetivo pagamento.

Endereçamos o convite a todos os simpatizantes da modalidade para que compareçam no Hotel Madeira Regency Club, abrilhantando assim com a V/ presença o arranque da época neste "COVER ME® SQUASH 2017"!

A todos os atletas desejamos um Excelente torneio com muito fair-play!

Read More

Decorre este fim de semana (17 e 18 de Outubro/2015), o Estágio de Observação Sub-17, em Abrantes/Tomar. Orientados pelos nosso Treinadores do Gabinete Técnico Junior Nacional (Paulo Mamede e Susana do Valle), participam neste estágio:

Bruno Gomes (Lisboa Racket Centre)

Francisco Spínola (Madeira Squash Clube)

Guilherme Prata (Squash Colégio de Lamas)

Iara Gonçalves (Anadia Squash Clube)

João Romano ( Escola de Squash do Porto)

Leonardo Durães(SquashRoom)

Mariana Martins (Areias de São João)

Simão Neves (Anadia Squash Clube)

Tiago Leite (Proracket)

Num primeiro dia bastante exigente e trabalhoso, os nossos jovens jogadores corresponderam na integra ao plano de treinos proposto.

Um especial agradecimento ao Barbus - Clube de Squash do Vale do Tejo, pelo empenho na organização deste Estágio.

Esta concentração conta com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e do Hotel Segredos de Vale Manso.

Read More

Iniciação

O Squash é um jogo com grandes exigências a nível físico, técnico e táctico, mas acessível a qualquer pessoa. Aqui estão alguns passos básicos que vão orientar o iniciado que quer começar a jogar Squash em Portugal.

1 - Encontre um local para jogar

Encontre um local para joga perto de si (o que poderá ser difícil consoante as regiões), e se puder escolher, opte por um clube com um já existente núcleo de Squash, com torneios escada já organizados e com pessoas interessadas à frente dos projectos. Opte por professores de Squash que realmente joguem e não por professores de Ténis que fazem umas horas extra.
De início vai necessitar de uma forte motivação por parte do professor, e as bases técnicas correctas são fundamentais para o desenvolvimento do seu jogo.

2 - Tenha aulas de Squash

Mesmo que não possa manter aulas constantes devido ao preço das mesmas, faça um esforço e tenha só 8 ou 10 aulas com um bom professor que lhe ensinará as bases de como segurar a raquete, como bater a bola e como se mover no campo. Ele também lhe dará dicas e esquemas de treino para praticar sozinho e com outro parceiro.

3 - Encontre outro parceiro

Encontre outro parceiro iniciado, ou ligeiramente melhor, que tenha os mesmos objectivos que os seus e encare este novo desporto com a mesma convicção. Poderão fazer sessões de treino para ganhar consistência sobre as técnicas e tácticas básicas e ajudarem-se mutuamente a analisar o jogo do outro. Sempre que possível jogue também com outros parceiros que joguem melhor. Peça a alguém mais evoluído tecnicamente para "bater umas bolas" consigo nem que seja só por 10 minutos e vai ver o que pode aprender sobre o seu jogo em tão pouco espaço de tempo.
Procure sempre o "Feedback" de alguém que o viu treinar e jogar e aceite conscientemente os seus erros para os poder modificar. Não vale a pena gritar e bater com a raquete pois nunca ninguém pode exigir de si aquilo que não sabe.

4 - Passe uma hora ou mais por semana sozinho no court

O Squash permite que execute alguns treinos sozinho uma vez que bate a bola contra uma parede. Bata as bolas paralelas o máximo de vezes possível para ganhar consistência e controle na batida básica. Bater a bola aleatoriamente com força e andar a correr atrás dela não é Squash.

5 - Veja outros jogadores

Veja e analise os jogos dos jogadores com um nível mais alto e ficará com uma boa ideia do que é realmente um jogo. Como provavelmente irá gostar do que viu, ficará com certeza mais motivado para jogar e evoluir. Sempre que possível "dê um saltinho" às finais dos torneios e veja vídeos.

6 - Faça alongamentos e treinos Off Court

Independentemente da idade e nível de jogo irá tirar melhor proveito do jogo se estiver em forma e evitar as lesões. Alongar os músculos antes e depois de jogar é essencial, tal como fazer preparação física nos dias em que não joga. O Squash é dos desportos fisicamente mais exigentes, por isso não espere estar em forma para jogar se não fizer por isso.